A Defensoria Pública tem alcançado seu objetivo de estar mais próxima do cidadão, prova disso são os números de atividades que somente nos cinco primeiros meses desse ano atingiu a marca de 224.900 mil. Esse número representa uma média superior a 45 mil atividades/mês, um incremento de quase 40% nos serviços prestados pelos 116 defensores públicos e mais os colaboradores do órgão em todas as comarcas do Estado.
Para atender a demanda e garantir a qualidade no atendimento à população, a Defensoria Pública tem investido em estrutura física e de pessoal, abrangendo desde a instalação de novas sedes, ampliação de Comarcas nos município do interior até a contratação (por meio de Concurso Público) de mais 25 novos defensores.
Para o Defensor Público-Geral do Estado, Djalma Sabo Mendes Júnior, a população gradativamente vem identificando na Defensoria uma instituição que garante e zela pelos seus direitos. "Nossas portas estão abertas e se existe Defensoria é porque existe necessidade do cidadão em garantir seus direitos Constitucionais. A Defensoria é pelo povo e para o povo, e esses números comprovam a importância que temos enquanto Instituição na vida daquelas pessoas que precisam da Justiça como ferramenta de acesso à dignidade", disse Mendes.
Na esfera criminal, já foram realizadas mais de 66 mil atividades (até maio) este ano e o destaque se deu nos pedidos de Habeas Corpus (HC), que tiveram crescimento superior a 110% em relação ao mesmo período de 2009.
O número de processos em andamento recebidos pelos defensores também cresceu de 2,7 mil/mês, em 2009, para 3,7 mil/mês, este ano. Durante esses cinco primeiros meses, o número de atendimento/visitas a presos foi de 13.535.
Em relação à área cível, onde o número de atendimento ao público cresceu mais de 72%, o maior destaque foi constatado nos números de divórcios litigiosos, que saltou 32,69%, chegando a 138 casos por mês. Seguindo na área da família, a investigação de paternidade cresceu 22,45% e ações de alimentos subiu 27,25%.