A Associação dos Aposentados de Sinop existe há 6 anos, e possui aproximadamente 2 mil associados, e é a segunda no estado com maior número de associados, entre as mais de 60 que existem. Segundo o presidente Isaltino Carlos de Almeida, um dos principais trabalhos da associação, está em orientar as pessoas que procuram a entidade para encaminhamento de aposentadorias, devido às documentações e exigências necessárias, que muitos não possuem. A falta de comprovação, segundo ele, é uma das principais dificuldades dos aposentados.
Além desse serviço, a associação consseguiu firmar acordos que garantem descontos em consultas médicas, exames, farmácia, e a confecção de carteirinhas para viagens, através da qual os aposentados não pagam as passagens para cidades de todo o estado. O custo da carteirinha é de R$15 e vale por dois anos.
Só Notícias apurou em uma empresa de turismo em Sinop, que são destinadas duas passagens por ônibus aos aposentados, e que geralmente, eles marcam com alguns dias de atecedência devido a grande procura.
Isaltino ressalta que, para fazer a orientação para os associados, uma equipe da associação participa de cursos de capacitação e formação. E que para os associados receberem os benefícios da associação, contribuem com 1% de salário, ou seja, R$3 por mês, e que 95% dos mesmos recebem um salário mínimo.