Foi condenado, nesta segunda-feira, a 15 anos e seis meses de reclusão, o réu Cassimiro Moraes dos Santos pela prática de homicídio qualificado contra o policial militar do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) Edeson de Oliveira. O crime ocorreu no dia 09 de março do ano passado, por volta das 19h30, na rua Voluntários da Pátria, no centro de Cuiabá.
De acordo com o promotor de Justiça que atuou no júri, Antônio Sérgio Cordeiro Piedade, o motivo do crime foi a vingança do réu em virtude da inadequada abordagem policial realizada pela vítima, no local conhecido como Beco do Candeeiro. "As circunstâncias do crime são de que a vítima foi atacada no momento em que revistava outras pessoas e já havia assim procedido em relação ao réu, sem nada ter encontrado em seu poder", informou o promotor de Justiça.
Segundo ele, o policial foi atingido por um dos disparos de arma de fogo efetuados pelo réu, que foi preso em flagrante e encontra-se recluso até hoje. Consta na sentença que Cassimiro Moraes dos Santos é reincidente, sofrendo condenações anteriores pelos crimes de furto simples e roubo qualificado.
"Está mais do que evidenciada a recalcitrância criminosa do sentenciado, de modo que a sua liberdade implicará em risco para a ordem pública, principalmente diante da sua personalidade e conduta social altamente reprováveis", destacou a juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, em um trecho da sentença.