PUBLICIDADE

Artesão de Sinop é procurado por museu dos Estados Unidos para construir índios de madeira

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (fotos: assessoria)

O artesão sinopense, José Carlos Mendes dos Santos, de 51 anos, foi procurado por comissário de exposições de um museu histórico de Miami, nos Estados Unidos para construir esculturas de índios em madeira. Quatro peças devem ser feitas com ao menos 30 centímetros. Além disso, está sendo planejado a escultura e mais um para exposição de ao menos 1,70 metro. A definição, segundo o artista, deve ocorrer no próximo mês pelos responsáveis pela supervisão da exposição da arte na instituição americana.

“Uma das peças que eu fiz foi para uma feira em Cuiabá. Neste local, veio um pessoal que gostou e tentaram levar no avião, mas não conseguiram. Era uma peça grande e não coube. Foram embora e, depois de muito tempo me procuraram em Sinop questionaram se tinha mesmo a capacidade de fazer a escultura em madeira. Eles estavam procurando esse tipo de peça já que representa a cultura da Amazônia e do Brasil. Mostrei algumas peças e eles se agradaram muito porque não tem emendas na madeira. Por isso, é considerada uma arte”, disse José Carlos.

Santos explicou ainda que a escultura de tamanho real deverá ficar exposta no museu. “A construção dessas esculturas ainda estão sendo acertadas. Às quatro peças pequenas já foram aprovadas, mas agora, estou aguardando a definição dessa quinta peça em tamanho real de uma pessoa adulta”.

O artista sinopense disse ainda que ficou surpreso com a possibilidade de expor sua arte nos Estado Unidos. “Não esperava por isso. Sabia que tinha capacidade para moldar as peças, mas não imaginava que minha arte pudesse chegar tão longe. Na minha avaliação as peças são simples, mas não sabia do valor artístico que existia. Os índios serão emoldurados em acaiacá (cedro-rosa). É uma madeira boa para se trabalhar, não racha fácil e fica muito bom o acabamento”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE