O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) suspendeu e arquivou a investigação envolvendo a queda do avião (modelo não confirmado), próximo ao km 55 da MT-110, em Canarana. O piloto, que estava sozinho, acabou morrendo. O nome dele não foi divulgado. O acidente foi em março do ano passado, mas o documento foi divulgado somente agora.
Na decisão mo relatório final, o Cenipa se baseou o Código Brasileiro de Aeronáutica, considerando que “a operação em desacordo com as legislações aeronáuticas em vigor pode implicar em níveis de segurança abaixo dos mínimos aceitáveis estabelecidos pelo Estado Brasileiro”. Consta que “conforme informações de parentes do tripulante, o piloto fabricou uma aeronave agrícola a partir da estrutura de uma aeronave PIPER – PAWNEE e realizava as manutenções que considerava necessárias. Também, afirmaram que a aeronave não estava inscrita no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), não possuía marcas de nacionalidade e de matrícula”.
O Cenipa destacou ainda, que segundo testemunhas de uma fazenda, “o piloto estava realizando aplicação de insumos agrícolas quando, durante a realização de uma manobra (balão), perdeu o controle da aeronave e colidiu contra o solo. Os destroços da aeronave foram retirados do local do acidente e transportados para um local desconhecido. Não foi possível identificar quem realizou a remoção dos destroços”.
No documento, o Cenipa destacou um artigo: “a autoridade de investigação SIPAER poderá decidir por não proceder à investigação SIPAER ou interrompê-la, se já em andamento, nos casos em que for constatado ato ilícito doloso relacionado à causalidade do sinistro e em que a investigação não trouxer proveito à prevenção de novos acidentes ou incidentes aeronáuticos, sem prejuízo da comunicação à autoridade policial competente.”