quarta-feira, 3/julho/2024
PUBLICIDADE

Arquidiocese de Cuiabá oficializa 32ª paróquia no Três Barras

PUBLICIDADE
Só Noticias (foto: assessoria)

A Arquidiocese de Cuiabá confirmou, hoje, que a Igreja São Sebastião, fundada em 1987, a um símbolo de fé e dedicação na comunidade do bairro Três Barras, foi confirmada como 32ª paróquia na capital. Construída na rua 32, a igreja testemunha a determinação e união dos moradores. Logo mais, às 19h30, o arcebispo metropolitano, Dom Mário Antonio, celebrará a missa de posse canônica do novo pároco e realizará o rito que oficializa a criação da 32ª paróquia da arquidiocese.

Hoje, 27 de junho, no dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o padre Elilzo Marques de Oliveira assume como o primeiro pároco da Paróquia São Sebastião e passa a fazer parte da história da Igreja em Cuiabá. Esta data marca um novo capítulo de fé e união da comunidade de Três Barras, que continuará a se fortalecer e crescer sob a liderança de seu novo pastor.

O bairro Três Barras, criado há 37 anos, é fruto da união de três comunidades: Cantinho do Céu, Centro América e Tancredo Neves. Esta fusão inspirou o nome do bairro e marcou o início de uma jornada de cooperação entre os habitantes. A necessidade de um espaço sagrado surgiu paralelamente à criação do bairro. Em 18 de julho de 1987.

Na época, o presidente do recém-criado bairro, para solicitar uma área destinada à construção de uma igreja católica, pediu a intercessão de Telma de Oliveira, esposa do então prefeito de Cuiabá, Dante Martins de Oliveira. Além da igreja, o terreno também abrigaria um posto de saúde, uma escola e um centro comunitário.

Os fiéis, com grande empenho, limparam a área e, utilizando madeira de árvores do cerrado, construíram uma cruz para demarcar o espaço sagrado. Em 24 de julho de 1987, a comunidade realizou a cerimônia de instalação da cruz, que simbolizava o local onde a igreja seria erguida. A primeira missa foi celebrada por Padre Ivo, da paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em 26 de julho de 1987.

A trajetória da construção da Igreja São Sebastião envolveu luta e ação comunitária. Antes da construção do edifício, as celebrações eram realizadas nas casas dos fiéis, como na residência de Dona Maria Belarmina, onde ocorreu a primeira celebração dominical em 16 de agosto de 1987.

Na década de 90, missões populares realizadas por padres e freiras redentoristas de Goiânia impulsionaram o crescimento da comunidade. Em 1992, Padre Armando Cavallo, designado pelo Bispo Dom Bonifácio, chegou para criar a Paróquia Coração Imaculado de Maria. A construção da Igreja São Sebastião começou com um barracão de madeira, e os fundos foram arrecadados por meio de festas e doações da comunidade.

As melhorias na estrutura da igreja foram contínuas. Em 1995, foram construídas as salas de catequese, e os vidros das salas foram instalados em 1997, através de uma campanha com as mães dos catequizandos. O piso foi assentado em 1998. Ao longo dos anos, campanhas para comprar bancos e outras melhorias estruturais foram realizadas, sempre com o apoio da comunidade.

Por mais de três décadas, a Igreja São Sebastião integrou a Paróquia Coração Imaculado de Maria. Com o crescimento dos bairros ao redor, a Igreja São Sebastião foi escolhida para se tornar uma paróquia independente, pastoreando várias comunidades vizinhas.

A informação é da assessoria da arquidiocese.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre caminhões deixa um morto em Mato Grosso

Edenilson Rodrigues Barbosa, de 51 anos, faleceu em acidente...

Unemat prorroga matrículas para período letivo suplementar

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) anunciou...

Empresas em Colíder contratam 32 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder iniciam a semana ofertando...

Homem é hospitalizado após cair de altura de três metros em Alta Floresta

A vítima, de 50 anos, recebeu os primeiros socorros...
PUBLICIDADE