A Arquidiocese de Cuiabá confirmou, hoje, que a Igreja São Sebastião, fundada em 1987, a um símbolo de fé e dedicação na comunidade do bairro Três Barras, foi confirmada como 32ª paróquia na capital. Construída na rua 32, a igreja testemunha a determinação e união dos moradores. Logo mais, às 19h30, o arcebispo metropolitano, Dom Mário Antonio, celebrará a missa de posse canônica do novo pároco e realizará o rito que oficializa a criação da 32ª paróquia da arquidiocese.
Hoje, 27 de junho, no dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o padre Elilzo Marques de Oliveira assume como o primeiro pároco da Paróquia São Sebastião e passa a fazer parte da história da Igreja em Cuiabá. Esta data marca um novo capítulo de fé e união da comunidade de Três Barras, que continuará a se fortalecer e crescer sob a liderança de seu novo pastor.
O bairro Três Barras, criado há 37 anos, é fruto da união de três comunidades: Cantinho do Céu, Centro América e Tancredo Neves. Esta fusão inspirou o nome do bairro e marcou o início de uma jornada de cooperação entre os habitantes. A necessidade de um espaço sagrado surgiu paralelamente à criação do bairro. Em 18 de julho de 1987.
Na época, o presidente do recém-criado bairro, para solicitar uma área destinada à construção de uma igreja católica, pediu a intercessão de Telma de Oliveira, esposa do então prefeito de Cuiabá, Dante Martins de Oliveira. Além da igreja, o terreno também abrigaria um posto de saúde, uma escola e um centro comunitário.
Os fiéis, com grande empenho, limparam a área e, utilizando madeira de árvores do cerrado, construíram uma cruz para demarcar o espaço sagrado. Em 24 de julho de 1987, a comunidade realizou a cerimônia de instalação da cruz, que simbolizava o local onde a igreja seria erguida. A primeira missa foi celebrada por Padre Ivo, da paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em 26 de julho de 1987.
A trajetória da construção da Igreja São Sebastião envolveu luta e ação comunitária. Antes da construção do edifício, as celebrações eram realizadas nas casas dos fiéis, como na residência de Dona Maria Belarmina, onde ocorreu a primeira celebração dominical em 16 de agosto de 1987.
Na década de 90, missões populares realizadas por padres e freiras redentoristas de Goiânia impulsionaram o crescimento da comunidade. Em 1992, Padre Armando Cavallo, designado pelo Bispo Dom Bonifácio, chegou para criar a Paróquia Coração Imaculado de Maria. A construção da Igreja São Sebastião começou com um barracão de madeira, e os fundos foram arrecadados por meio de festas e doações da comunidade.
As melhorias na estrutura da igreja foram contínuas. Em 1995, foram construídas as salas de catequese, e os vidros das salas foram instalados em 1997, através de uma campanha com as mães dos catequizandos. O piso foi assentado em 1998. Ao longo dos anos, campanhas para comprar bancos e outras melhorias estruturais foram realizadas, sempre com o apoio da comunidade.
Por mais de três décadas, a Igreja São Sebastião integrou a Paróquia Coração Imaculado de Maria. Com o crescimento dos bairros ao redor, a Igreja São Sebastião foi escolhida para se tornar uma paróquia independente, pastoreando várias comunidades vizinhas.
A informação é da assessoria da arquidiocese.