A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo instalou ninhos artificiais para araras, neste fim de semana, em Matupá (208 km de Sinop). Só Notícias apurou que ao todo foram oito unidades feitas de madeira instaladas na região dos lagos, principal ponto turístico da cidade, com o objetivo de incentivar a reprodução e garantir mais segurança para as aves.
De acordo com a assessoria, a iniciativa foi inspirada em uma ação semelhante realizada em Sinop, o “Projeto Arara Canindé”, e também busca oferecer mais segurança para essas aves, que frequentemente utilizam postes e outras estruturas urbanas como abrigo.
“O município recebe a visita de inúmeras aves, e as araras, em especial, acabam ocupando áreas que podem representar riscos para elas e para a população. Para garantir mais segurança, instalamos esses ninhos”, explicou Rodrigo Barbosa, agrônomo da SEMMA do município. Ele ainda adiantou que esta é apenas a primeira etapa e mais ninhos devem ser instalados.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.