A arara-canindé foi resgatada, ontem, pelo Núcleo Integrado de Fiscalização, no parque do lago do Rota do Sol. A ave foi atingida por um tiro de espingarda na asa, que transfixou, e não conseguia voar quando a equipe chegou. A ação foi por volta das 19h.
De acordo com o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, apesar do ferimento, não havia fratura aparente. A ave será tratada em Sorriso, em um pet shop, e não precisará ser encaminhada ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop.
“Optamos por fazer o tratamento aqui porque é uma lesão pequena, não é muito significativa, não tem fratura aparente. Assim que se recuperar é solta na mesma região”, acrescentou.
Ainda de acordo com Nunes, a arara já é adulta. “As araras formam casais para a vida toda, então provavelmente a parceira dela está sozinha, a procurando. No momento que a soltarmos na mesma região, elas se encontram e seguem”.
Não há detalhes sobre o suspeito de ter baleado a ave, e a secretaria de Estado de Meio Ambiente também deve ser acionada.