O posto da Funai de Ribeirão Cascalheira confirmou, ao Só Notícias, que alguns posseiros voltaram a ocupar a região de Posto da Mata, mais não há riscos de confronto entre os ocupantes e índios. A Fundação Nacional do Índio informou que, hoje, o cacique Damião esteve no posto informando a situação. Os representantes do órgão não souberam informar quantas famílias teriam invadido a área, apenas explicaram que é responsabilidade da Justiça Federal retirá-los.
Na semana passada, os ex-moradores, retirados da Terra Indígena Marãiwatséde, no município de Alto Boa Vista (1.059 km a nordeste de Cuiabá), bloquearam a BR-158 (uma das principais rodovias na região Araguaia), após ficarem há mais de um mês acampados às margens. Eles cobram uma posição do governo federal quanto ao assentamento das famílias e indenização por conta das desapropriações.
O governo previu assentar, em áreas destinadas para reforma agrária, pequenos produtores que estavam no Posto da Mata e áreas vizinhas. Eles e grandes fazendeiros estavam em áreas indígenas há mais de 10 anos, cultivando soja, milho e criando gado. A justiça federal concluiu que as áreas pertencem aos índios e expediu ordem para retirá-los, o que ocorreu em clima de forte tensão e protestos.