PUBLICIDADE

Aprovados para cargo de defensor em MT querem nomeações

PUBLICIDADE

Uma comissão formada por dez candidatos aprovados no concurso para defensor público substituto em Mato Grosso estiveram reunidos com a administração superior da Defensoria Pública, hoje. Eles buscavam orientação e informações a respeito da possibilidade de nomeação ao cargo para o qual foram aprovados, visto a necessidade de defensores públicos em Mato Grosso. Vinte e duas comarcas estão sem o atendimento deste profissional, e tantas outras contam com atendimento precário devido ao fato de que um defensor público tem acumulado a atuação em mais de uma comarca.

O defensor público-geral, André Luiz Prieto, expôs aos candidatos a real situação da instituição, as dificuldades e a urgente necessidade de ampliação de seu quadro de pessoal, que passa, obrigatoriamente, por uma suplementação orçamentária por parte do governo do Estado.

Prieto lembrou que diversas reuniões já foram realizadas com os chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário a respeito desta necessidade da Defensoria Pública e que obteve o irrestrito apoio do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira, e do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva.

Eduardo Silveira Ladeia, de Minas Gerais, representando os candidatos aprovados, declarou o apoio da comissão em relação aos embates da Defensoria Pública por melhores estruturas de atendimento ao cidadão hipossuficiente e esclareceu que a vinda deles à sede da Instituição não foi para pressionar pela nomeação, mas sim para conhecer a realidade e obter informações a respeito da real possibilidade de ingressarem na carreira de defensor público substituto.

Os subdefensores público-gerais Hércules da Silva Gahyva e Sávio Copetti acompanharam toda a reunião, assim como o presidente da Associação Mato-grossense de Defensores Públicos (Amdep), João Paulo Carvalho Dias.

O ouvidor-geral da Defensoria Pública, Paulo Lemos, também participou da reunião e se colocou à disposição dos aprovados para conhecer e registrar as demandas com relação a uma possível nomeação, e fazer gestão perante as demais ouvidorias do sistema de justiça e Ouvidoria-Geral do Estado de Mato Grosso, compartilhando esta necessidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE