O projeto de Lei que dispõe sobre a estadualização da estrada do Portal Verde, que liga Sorriso a Tapurah, foi aprovado em primeira votação na Assembleis Legislativa. O trecho corresponde a uma extensão de aproximadamente 50 quilômetros e a iniciativa é do primeiro-secretário, deputado estadual Mauro Savi (PR). O parlamentar alega que a manutenção da pista tem sido feita, de forma limitada, pela Prefeitura de Sorriso.
“Nossa proposta atente as reivindicações políticas e comunitárias da população local, comprovando ainda, o grande fluxo de veículos que trafegam diariamente por essa via intermunicipal”, disse o parlamentar ao destacar também, que o município já não possui condições financeiras para arcar com as constantes recuperações ao longo desse trecho.
Na justificativa do projeto, Savi observa que na região existem grandes fazendas com produção de laticínios, plantações de eucalipto, algodão, milho, soja e hortaliças, o que requer ainda mais o auxílio do Estado, já que a circulação de caminhões com cargas pesadas são frequentes pela estrada.
“Precisamos de uma solução urgente para essa estrada, considerando a quantidade de veículos pesados que trafegam por ali. A consequência disso são os inúmeros buracos e valas que geram necessidade de manutenção constante a fim de evitar graves acidentes. Isso, sem contar com o período de chuvas no Estado que deixa a estrada numa situação ainda mais crítica”.
Agora, o projeto aguarda a segunda votação, em plenário, para que seja encaminhado ao Poder Executivo Estadual para sanção governamental.