As soluções e aprimoramentos para garantir a melhoria dos trabalhos realizados pelo Poder Judiciário do Estado foram temas discutidos esta manhã, quando os coordenadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso se reuniram mais uma vez. Este é o terceiro dia de encontro para apresentar um balanço das atividades executadas em 2011 e assegurar o cumprimento de metas fixadas para 2012. A reunião foi realizada na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, em Cuiabá.
Entre as metas para este ano estão a diminuição do estoque de processos, melhoria da prestação jurisdicional nas varas de cunho social, avanço no uso do Processo Judicial Eletrônico, entre outros. Durante a manhã ainda foram discutidos orçamento por projeto, novos procedimentos e o Plano Geral de Aquisições. Na próxima semana, o presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, receberá o relatório final dos trabalhos e discussões, com sugestões para melhorias. O documento deve ser apreciado pela Presidência para os encaminhamentos necessários.
Na análise da coordenadora de Planejamento do TJMT, Vívian Pires, os dados apresentados e as conversas do grupo foram bastante produtivas e necessárias para que cada coordenadoria entenda a importância dos setores no contexto geral. A servidora lembra ainda que este é um momento de aparar arestas, aprimorar os encaminhamentos. “Estamos discutindo as soluções para que tudo corra bem neste ano, para fazer com que o trabalho dê certo. Nosso total interesse é chegar ao final de 2012 com um saldo positivo de atividades desenvolvidas”.
A coordenadora entende que o planejamento é importante para dar continuidade aos trabalhos, mesmo com a mudança da gestão. “A gestão muda a cada dois anos, mas temos que pensar que a política pública da instituição é a mesma e precisamos garantir a continuidade do trabalho, que reflete diretamente na prestação jurisdicional à sociedade”.
A diretora-geral do Tribunal de Justiça, Lucymar Kiyomi Ono, também avalia como positivo os três dias de reunião. Destaca ainda a integração das coordenadorias como ponto forte deste momento, que possibilita o entendimento do papel de cada um dentro do Poder Judiciário do Estado. “Foi possível demonstrar as dificuldades de cada segmento e apontar como o trabalho individual interfere no todo”.
Conforme a coordenadora administrativa do TJMT, Euzeni Paiva de Paula Silva, o planejamento permitirá a realização de um trabalho mais eficaz em 2012. Para ela, o planejamento reflete ainda em celeridade nos procedimentos internos e consequentemente na qualidade da prestação jurisdicional.