Quatro mercados instalados em Vera e Sorriso foram autuados, entre ontem e hoje, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, por apresentarem irregularidades nos peixes que estavam sendo comercializados. Aproximadamente 70 quilos foram apreendidos. “São peixes que não tiveram estoque declarado, não tinham nota, não tinham origem e alguns deles estavam fora de medida”, explicou, ao Só Notícias, o diretor da Sema em Sinop, Luiz Antônio Callegari.
As multas aplicadas, segundo Callegari, somam R$ 7,5 mil. Em Sinop, também houve fiscalização, no entanto, não foram constatadas irregularidades. O estoque apreendido, segundo o diretor, será levado para entidades como Apae e Lar dos Vicentinos, ambas em Sinop. As fiscalizações devem continuar nas próximas semanas.
No início do mês, conforme Só Notícias informou, a Sema apreendeu 21 molinetes, seis redes, um motor de poupa, mais de 70 anzóis, além de 30 anzóis de galhos durante fiscalização no rio Teles Pires, na região de Itaúba (100 km de Sinop). Na ocasião, pelo menos 46 peixes que estavam presos em redes e gaiolas voltaram para o rio. Não houve autuações já que não foram encontrados responsáveis.
O período da piracema termina no próximo dia 28.