As fiscalizações da operação Gás Legal foram intensificadas na região Norte de Mato Grosso. Dez municípios e trinta e duas comunidades rurais tiveram as instalações comerciais e comunitárias vistoriadas entre dezembro e fevereiro. A operação planejada pelo Comando Regional de Alta Floresta, realizada pela 12ª Companhia de Bombeiros de Colíder, teve como objetivo coibir a venda do gás de cozinha, em galpões clandestinos ou pontos de revendas inadequados, evitar acidentes que possam gerar efeitos graves para sociedade e para o consumidor.
Também busca conscientizar o consumidor, dos riscos que os pontos de venda clandestina causam a sociedade. São riscos à integridade física, produtos adulterados com menos peso, baixas de preços e descontrole do mercado, colocando o consumidor confuso, sem saber onde comprar o produto.
De acordo com o cabo BM Deládio Oliveira, que comandou a operação, os problemas mais encontrados foram os excessos de botijões em locais não especificados, com instalações elétricas precárias, inexistência de sistema de prevenção de incêndios (extintores portáteis e hidrantes de parede), botijões expostos sobre calçadas e próximos de estruturas e de veículos.
“Durante este mês, as equipes retornam aos locais que foram notificados a fim de corrigir as irregularidades apresentadas”, explica Deládio. Também será realizada vistoria inopinada nas edificações com áreas construídas acima de 750 metros quadrados que não possuem Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).
O saldo da operação foi 408 vistorias distribuídas nas localidades, onde foram emitidas 152 notificações, que resultou em sete termos de multas, nove interdições de estabelecimentos e 1.500 botijões aprendidos.