Após dez dias de combate, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o incêndio de grandes proporções que atingiu uma área no município de Dom Aquino (165 km de Cuiabá). Foram 20 bombeiros em atuação, divididos em cinco viaturas operacionais. A área consumida pelo fogo ainda não foi estimada.
Desde o dia 19 de agosto, equipes do Corpo de Bombeiros atuavam no combate ao incêndio florestal na região de Dom Aquino. Foram montadas várias estratégias de combate com o intuito de diminuir o incêndio em certos pontos.
Um dos pontos foi na região de uma fazenda, que se encontrava com riscos de propagação em áreas de pastagens de animais. Nesse ponto, o fogo foi controlado pelas guarnições do Corpo de Bombeiros utilizando combate indireto, por meio da confecção de aceiros e constantes monitoramentos.
Outro ponto estratégico para o combate foi na região de outra propriedade rural. Também com a realização de aceiros, o fogo foi extinto na região, com auxílio de maquinários da fazenda, que colaboraram para a produção dos aceiros. Os bombeiros também realizaram a técnica do contra fogo no controle do incêndio.
A operação contou com apoio de uma aeronave da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso. A Sala de Situação do Comando Regional Bombeiro Militar 2 também desempenhou um trabalho de grande ajuda para os combates, segundo a assessoria.
Foram utilizados cerca de 54 mil litros de água em três dias de atuação constante. A assessoria informou que foram mobilizados bombeiros do 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM), 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM), 9ª CIBM e 11ª CIBM.