A Justiça de Mato Grosso determinou a reforma dos quatro Centros de Convivência do Idoso, em Cuiabá. A liminar foi concedida após pedido da Defensoria Pública de Mato Grosso, que recebeu queixas de usuários sobre problemas nas unidades. As obras já foram iniciadas em três delas e a quarta aguarda trâmites burocráticos para que ocorra a intervenção. Os quatro CCIs atendem aproximadamente 2 mil idosos por mês.
De acordo com a coordenadora de Ações Comunitárias da Defensoria, Sílvia Ferreira, as reclamações sobre as condições nas unidades chegaram ao conhecimento do órgão durante um mutirão na Praça Alencastro. “Como não podemos agir sem que haja uma queixa oficializada, pedimos que as reclamações nos fossem formalizadas”. De posse das informações, uma equipe esteve nas quatro unidades e constatou a existência de problemas.
Além da falta de infraestrutura, a defensora soube que em nenhuma das unidades havia, de forma regular o atendimento médico, previsto no projeto. “Notificamos a prefeitura, fizemos uma reunião em que cobramos providências, mas as coisas não caminharam como era necessário. Não nos sobrou outra opção senão a ação na Justiça”. O pedido foi deferido pelo juiz Luiz Aparecido Bertolucci.
Com a liminar, a prefeitura iniciou o procedimento para a reforma das unidades. Até o momento, segundo Sílvia, melhorias já foram percebidas nos Centros Padre Firmo Duarte, Maria Ignez e Aideê Pereira do Nascimento. “Somente o do Novo Horizonte, que precisará de mais alterações, ainda não foi reformado”. Além da estrutura, a prefeitura conseguiu enfermeiras em todas as unidades e um carro para atender em sistema de rodízio as unidades. “Agora nosso trabalho é acompanhar a conclusão das reformas, que estão ocorrendo nos CCIs”.
Outro lado – A prefeitura foi procurada, mas não respondeu até o fechamento da reportagem.