PUBLICIDADE

Após ataques de cães a moradores MP ajuiza ação para cidade do Nortão amparar animais abandonados

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria/arquivo)

A prefeitura de Nova Ubiratã (168 quilômetros de Sinop) pode ser obrigada, pela Justiça, a resolver o problema dos animais abandonados nas ruas do município. O Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com ação civil, com pedido de liminar, cobrando providências da administração pública.

Segundo a promotora Fernanda Pawelec Vieira, que assinou a petição, foi apurado, em inquérito, que o município não “dispõe de qualquer política pública voltada à proteção ou controle da população animal, especialmente no que tange aos domésticos abandonados nas vias públicas”. Para ela, isso “demonstra o descaso” da administração “para com os direitos dos animais”.

De acordo com a promotora,  existe quantidade “significativa” de cães e gatos abandonados em Nova Ubiratã, “estando todos submetidos a inúmeras doenças, infecção por parasitas, maus-tratos, atropelamentos etc”. Segundo Pawelec, a “caótica situação” foi denunciada ao Ministério Público quando duas pessoas foram atacadas por cães abandonados.

A promotora ainda lembrou que expediu notificação recomendatória com as providências a serem adotadas, mas foi informada pela administração municipal de que não haviam recursos para a resolução do problema. “Assim, fica nítida a situação de completo descaso do município com relação ao amparo aos animais abandonados, podendo-se destacar as ausências de programa gratuito para castração, de tratamento a animais doentes e atropelados, de recolhimento, de campanhas educacionais e de adoção, entre outros”.

A promotora cobra imposição de multa diária de R$ 3 mil, caso a prefeitura não adote as providências necessárias, “no prazo de 30 dias, visando possibilitar o recolhimento, atendimento e tratamento médico-veterinário (incluindo vacinação) dos animais abandonados em vias públicas que forem vítimas de atropelamento, maus tratos ou que se encontrem em situação de extrema vulnerabilidade”.

Ela também pediu, em caráter de urgência, a construção e implementação de um canil municipal e estruturação adequada do serviço público para controle de zoonoses, “o qual deve estar em efetivo funcionamento no prazo de seis meses”. Além disso, Fernanda ainda solicitou a disponibilização de serviço público de recolhimento e abrigamento dos animais abandonados nas vias públicas, bem como disponibilização de um número de telefone gratuito à população para as hipóteses em que flagrarem atropelamentos, maus tratos e abandono.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros de Lucas do Rio Verde capturam gamba que “invadiu” residência

O gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) adentrou um imóvel, está manhã,...

Carro capota ao colidir com outro na BR-163 em Sinop

O acidente envolvendo um Fiat Pálio e Cronos, ambos...

Morre ex comandante-geral adjunto da PM no Mato Grosso

O coronel da reserva remunerada na Polícia Militar, Delwison...

Procon em Mato Grosso realiza mutirão orientativo sobre direitos do consumidor

A secretaria adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos...
PUBLICIDADE