A Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop (APAMS) divulgou que, neste ano, foram resgatados 487 animais, 187 foram adotados no abrigo e 118 em feiras de adoções. Ao todo, foram realizados 2.312 atendimentos veterinários, 676 castrações, 466 procedimentos cirúrgicos e 148 atendimentos às denúncias de maus-tratos.
Apesar do susto com um incêndio nas proximidades do abrigo em setembro, quando foi preciso realocar alguns animais até que as baias queimadas fossem reconstruídas, a presidente da APAMS, Luciane Chiarello avalia positivamente o ano. “O sentimento em relação ao ano de 2024 é de gratidão por conseguir, com ajuda do poder público, colaboradores e da sociedade em geral, manter o abrigo, elevando o número de castrações e atendimentos, principalmente à população de baixa renda”, afirmou, ao Só Notícias.
A associação ainda destacou o início do projeto Pet Terapia, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que promove visitas a crianças enfermas em hospitais e visa diminuir o estresse, ansiedade e tristeza tanto nos pequenos como nos animais.
Para o ano que vem, a presidente afirma que “pretende elevar ainda mais os atendimentos e castrações, para diminuir a população de cães e gatos em situação de vulnerabilidades”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.