Um ato de vandalismo provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica que atingiu as regiões da Rodoviária e do Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá, ontem. Segundo a assessoria da Rede Cemat, a interrupção afetou cerca de 10% dos consumidores da capital. Um boletim de ocorrência foi registrado pela empresa.
Equipes da distribuidora identificaram que o problema era uma cadeia de isoladores danificada na linha de alta tensão que atende a subestação Rodoviária. Os isoladores são peças feitas de material não condutor de energia que ficam entre os cabos energizados e as torres ou postes. Sua função é impedir que a energia seja conduzida pelas torres e chegue ao solo. Se os isoladores são danificados, a linha se desliga automaticamente, por medida de segurança.
A queda de energia ocorreu às 16h16, quando equipes da Cemat realizaram manobras de interligação nas redes, que permitiram o restabelecimento gradual da energia, antes mesmo do término da substituição dos isoladores danificados. O fornecimento começou a ser restabelecido às 17h07 e foi finalizado às 19h03.