PUBLICIDADE

Apagão atingiu 10 Estados; Mato Grosso perdeu 25% da carga

PUBLICIDADE

O blecaute que deixou o Paraguai, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Espírito Santos, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Distrito Federal às escuras, esta noite, também atingiu parte de Mato Grosso. Cerca de 25% da carga mato-grossense ficou indisponível mas os técnicos conseguiram restabelecer o fornecimento de energia com menos de uma hora. Foramc erca de 240 mil consumidores atingidos. Uma parte de  Cuiabá ficou sem energia por aproximadamente 20 minutos. Mato Grosso foi um dos primeiros Estados a ter a energia restabelecida.

Nos demais Estados, o problema continuou por mais de 5 horas e aos poucos está sendo restabelecida. O Operador Nacional do Sistema -ONS- informa que a usina de Itaipu parou de mandar energia para os Estados. São 20 unidades que geram 700 megawats cada uma que deixaram de funcionar. A empresa cogita que pode ser pane na usina, queda de linha de transmissão ou em uma subestação interligada no sistema de abastecimento. “A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão”, afirma a nota publicada no site oficial da usina.

O portal Terra apurou que o blecaute trouxe inúmeros transtornos:

Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, diversos bairros ficaram sem luz. O Corpo de Bombeiros do Estado informou ter recebido chamados de pessoas presas em elevadores, mas não soube precisar quantas.

Os serviços de trens e metrô foram encerrados com o apagão. Os ônibus ficaram lotados e a disputa por um táxi foi acirrada nas ruas. Celulares e telefones fixos ficaram mudos em parte da cidade, principalmente nas zonas norte e sul.

Segundo a Cedae, o sistema de abastecimento de água em sua área foi comprometido com a falta de luz. Os sistemas Guandu (90% da Capital e Baixada) e Imunana Laranjal (Niterói, São Gonçalo, Magé, Paquetá e Itaboraí) podem levar até o fim de semana para serem normalizados.

São Paulo
Vários bairros da capital paulista forama tingidos. A avenida Paulista ficou às escuras e o blecaute atinge também a região do ABC. Por volta da 0h25, a energia foi restabelecida em parte da zona leste da capital paulista.

Em São Paulo, as estações de Metrô ficaram fechadas. Na Vila Mariana, na zona sul da cidade, muitas pessoas foram para as ruas para aguardar o restabelecimento de energia. Homens da Companhia de Engenharia de Tráfego foram enviados às ruas para orientar os motoristas.

Entre 11h50 e 0h05, algumas das principais vias do Grande ABC, como a avenida Goiás, em São Caetano, Dom Pedro II, em Santo André, e Pereira Barreto, em São Bernardo do Campo, estavam completamente às escuras. Os pontos de ônibus nessas mesmas vias estavam cheios.

Minas Gerais
A Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) informou que alimentadores em cidades do interior do Estado deixaram de fornecer energia elétrica por volta das 17h, após fortes chuvas. A companhia informa que não houve blecaute na capital Belo Horizonte, porém não soube informar em que cidades ou regiões houve falta de luz. A energia, segundo a empresa, já começou a ser reestabelecida.

Mato Grosso do Sul
A cidade de Campo Grande também ficou sem energia elétrica. Em várias partes do Mato Grosso do Sul, somente hospitais e outros locais com gerador funcionam. As ruas ficaram sem luz e causaram transtorno no trânsito. Até mesmo a Santa Casa da capital sul-matogrossense enfrentou problemas, já que os geradores foram reservados para alas de emergência e ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Por volta da 0h30, a energia foi restabelecida.

Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a AES Sul registrou falta de energia em cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a concessionária, 70 mil casas ficaram sem energia em Sapucaia do Sul e São Leopoldo por cinco minutos. As outras empresas que administram energia elétrica não registraram problemas.

 

(Atualizada às 07:50 em 11/11)

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE