A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Rota do Oeste a contratar um financiamento de R$ 85 milhões com a Caixa Econômica Federal. O montante, caso aprovado pelo banco, será utilizado pela companhia para investimentos na BR-163. De acordo com a assessoria da empresa, a partir de agora, será iniciado o trâmite de contratação do empréstimo, na modalidade ponte.
“É uma forma mais rápida de aprovação e liberação de recursos e foi escolhida para financiar os investimentos da empresa na concessão da BR-163 em Mato Grosso. Também é uma alternativa a um empréstimo não aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, explicou a assessoria.
A solicitação de empréstimo já foi aprovada pelo Conselho de Administração da Rota, conforme publicado no Diário Oficial do Estado. Até o momento, a concessionária investiu cerca de R$ 1,2 bilhão na BR-163, boa parte com capital próprio, segundo informado pela assessoria. Desde setembro do ano passado, no entanto, estão em funcionamento nove praças de pedágio ao longo da rodovia.
Com o valor arrecadado, além das obras, diversas outras melhorias também acontecerão não apenas na BR-163, mas também nos municípios próximos à via, como o repasse de equipamentos para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre obras e arrecadação que será revertido aos municípios, além de ações de compensação ambiental e educação no trânsito.