Depois de duas audiências públicas feitas ontem, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) lança nesta sexta-feira (17) o edital do Veiculo Leve sobre Trilhos, novo modal de transporte coletivo para Cuiabá e Várzea Grande. Pela manhã a apresentação do anteprojeto do VLT, na capital, à tarde foi em Várzea Grande.
Antes de ser apresentado para toda a sociedade, o anteprojeto foi detalhado para todos os órgãos fiscalizadores, entre eles o Tribunal de Contas da União, Auditoria Geral da União, Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público Estadual e Federal e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
O secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda – que representou o governador Silval Barbosa nas audiências – destacou que Várzea Grande, a exemplo de Cuiabá, tem graves carências de infraestrutura urbana que serão superadas. “A Copa beneficia, na verdade, todo o Estado na medida em que assegura obras de infraestrutura urbana nos principais municípios, obras de suporte ao turismo nos municípios com potencial turístico, além da divulgação para o mundo todo das potencialidades do estado em vários setores”, disse José Lacerda.
“A participação democrática do cidadão, das entidades da sociedade civil e dos parlamentares municipais e estaduais nas audiências foi fundamental para salientarmos a importância de todas as obras que envolvem o novo modelo de transporte Cuiabá e Várzea Grande. Dentro de dois anos as duas cidades terão o que há de mais moderno em sistema de transporte público no mundo”, disse o secretário da Secopa, Eder Moraes, que definiu como uma aula de democracia as duas audiências e garantiu a entrega do VLT dentro prazo determinado.
O prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves, enalteceu a oportunidade que a cidade terá de organizar seu crescimento através de obras estruturantes. “Na audiência pública tivemos a oportunidade de observar todo o trajeto e as especificações técnicas do VLT. O Governo do Estado está fazendo um grande investimento que mudará a vida da população de Cuiabá e Várzea Grande. O VLT será um dos maiores legados da Copa do Mundo”.
Além do VLT, a cidade industrial ganhará um moderno terminal de integração que harmonizará o fluxo do metrô de superfície e dos ônibus convencionais, a trincheira do Km Zero, a duplicação da Estrada da Guarita (em licitação), a construção do Centro de Treinamento (futuro estádio municipal) e a duplicação da ponte e da rodovia Mário Andreazza, entre outras intervenções.
Conforme Só Notícias já informou, o VLT terá 22,2 quilômetros de extensão, 33 estações e três terminais de integração, sendo necessária a construção de cinco viadutos, três trincheiras e três pontes. Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Em média, a distância de uma estação a outra ficará entre 500 a 600 metros, facilitando assim a circulação de populares em grandes centros.