A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, hoje, a liberação para ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz em mais 195 municípios brasileiros. Em Mato Grosso, a liberação será em 11 cidades.
Segundo a Anatel, a faixa será liberada em Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Poconé, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger.
Além desses 11 municípios, a Anatel já havia liberado o 5G para Cuiabá, em setembro do ano passado. Em fevereiro deste ano, também houve a liberação para os municípios de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Planalto da Serra.
Até o momento, 682 municípios foram liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone, perfazendo o total de 122,6 milhões de brasileiros, o que corresponde a 57% da população do Brasil.
“Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, informou a Anatel.
O prazo para as operadoras ativarem o sinal aos clientes é extenso e obedece um cronograma estabelecido pela Anatel , considerando o número de habitantes das cidades.
No caso de municípios com população igual ou superior a 30 mil habitantes (1.174 municípios), o cronograma de atendimento estabelece por exemplo, metas ano a ano até 2029. Para 2023, até 31 de julho, as empresas terão que ampliar a quantidade de antenas nas capitais dos estados e no Distrito Federal. Pelo compromisso firmado será, no mínimo, uma antena para cada 50 mil habitantes.
Além de maior velocidade, o 5G reduz o tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações, aumenta a capacidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo em uma determinada área e reduz o consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade.
Segundo a Anatel, atualmente, somente 109 modelos de smartphones, disponíveis no mercado brasileiro, estão aptos para receber o sinal 5G. A lista desses aparelhos pode ser consultada no site da Anatel.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.