A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a ativação de estações de 5G, na faixa de 3,5GHz, em 102 municípios brasileiros. Em Mato Grosso, as ativações foram autorizadas para Sinop, Nortelândia, Diamantino e Itiquira.
Com a decisão, as prestadoras que adquiriram lotes poderão solicitar, a partir de 31 de julho, o licenciamento e ativação das estações. A deliberação ocorreu hoje em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
A Anatel informou que, até agora, são 1.712 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo o total de 145 milhões de brasileiros, o que corresponde a 69,3% da população do Brasil.
“Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, ressaltou a agência.
Conforme Só Notícias já informou, em abril deste ano, a Anatel autorizou o 5G em Juscimeira, São José do Povo, Arenápolis e Santo Afonso. Em março, a faixa 5G foi liberada em Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Poconé, Rondonópolis, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger.
Além desses 11 municípios, a Anatel já havia liberado o 5G para Cuiabá, em setembro do ano passado. Em fevereiro deste ano, também houve a liberação para os municípios de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Planalto da Serra.
Conforme Só Notícias já informou, a CPI da Telefonia em Mato Grosso vai requerer do governo federal a universalização do 4G em todo Mato Grosso após constatar que diversas cidades não tem esse sinal.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.