A Agência Nacional de Aviação Civil comunicou, esta tarde, à prefeitura que o pedido de liberação do aeroporto municipal, interditado parcialmente desde o dia 18 de julho, foi acatado após todas as exigências do plano de segurança cumpridas. Ao Só Notícias, o secretário de Administração, Doglas Arisi, informou que voltará a operar sem restrições, a partir desta quarta-feira, com aeronaves de grande porte.
A empresa que operava com voos diários no município, com uma aeronave para cerca de 70 passageiros, já foi comunicada. Desde a restrição, passou a aoperar com avião menor e apenas duas vezes por semana. Segundo ele, o prefeito Asiel Bezerra apresentou pessoalmente ao órgão federal relatórios e fotos para comprovar que as readequações na estrutura de segurança de combate a incêndio foram executadas, dentro do que exige a lei.
Somente os voos particulares estavam operando normalmente. A situação gerou prejuízos para diversos segmentos empresariais, como o hoteleiro pois o aeroporto recebe passageiros de diversas cidades na região. Pousadas e hotéis tiveram reservas canceladas já que os hóspedes não queriam mudar a rota, com um voo até Sinop e depois percorrer de carro mais de 300 quilômetros até o município.
Conforme Só Notícias já informou, a suspenção ocorreu devido a falta de plano de emergência e outras medidas de segurança determinadas pela Anac. O município recebeu recentemente um caminhão de combate à incêndio que chegou avariado, mas posteriormente passou por reforma.
(Atualizada às 16:23h)