O deputado estadual Dilmar Dal"Bosco apresentou substitutivo integral ao Projeto de lei nº 703/2011 de sua autoria, que amplia o direito dos usuários do transporte intermunicipal. A proposta orienta os administradores dos terminais de passageiros a instalarem ambulatórios para o atendimento de primeiro socorros.
Segundo o autor da proposta, a presença de ambulatórios nos terminais rodoviários torna mais ágil e eficiente o socorro médico de pessoas que eventualmente necessitem deste tipo de atendimento em viagens intermunicipais onde costuma-se percorrer longas distâncias, favorecendo o surgimento do estresse e todas as manifestações dele decorrentes.
Dilmar pondera o grande número de pessoas idosas que se utilizam deste meio de transporte, devido a previsão legal de assentos gratuitos e pagamento reduzido no valor da passagem, e que estão mais sujeitos a problemas de saúde como aumento da pressão arterial e complicações cardiovasculares.
O democrata argumenta que um atendimento médico de emergência pode significar, em alguns casos, fator determinante entre a vida e a morte dos passageiros."Acometimentos decorrentes de mal-estar físico não escolhem hora ou lugar, mas que estes podem ser contornáveis se tratados adequadamente com a presteza que o evento requer", justificou.