Órgãos públicos, agência bancárias e comércio em geral não deverão abrir suas portas, amanhã, nas cidades de Sorriso e Lucas do Rio Verde. Sorriso completará 24 anos de fundação e, Lucas, celebrará o dia da padroeira do município, Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Em Sorriso (que foi elevada da categoria de Distrito para município em 13 de maio de 1986, desmembrado das cidades de Nobres, Sinop, e Diamantino), a programação de aniversário começou no final de semana e, amanhã, haverá culto ecumênico, às 17h, na praça da Juventude e, às 18h30, será feito o corte do bolo de aniversário. Pela manhã haverá a primeira primeira mini maratona Sorriso/Rota do Sol, às 8h.
Atualmente, o município tem como destaque em sua economia a agricultura, principalmente no cultivo de soja que, segundo o IBGE, ocupa mais de 575 mil hectares e mantém, há vários anos, como maior produtor individual do país. A pecuária também está presente em Sorriso, que já chegou atingir mais de 60 mil cabeças de gado. Com o feriado de quinta, a prefeitura decretou ponto facultativo na sexta-feira.
Já em Lucas do Rio Verde é feriado municipal em homenagem ao dia da padroeira Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Católicos celebrarão a data que marca a primeira aparição da santa em Portugal, no ano de 1917, com santa missa, às 19h, em frente a imagem da santa, na avenida Amazonas.
De acordo com o padre Paulo Müeller, a escolha da Santa como padroeira do município foi feita pela própria população no início dos anos oitenta. Segundo ele, Nossa Senhora do Rosário de Fátima é conhecida, na religião romana, como a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.