A organização do Concurso Internacional de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) e coordenado pelos Correios, divulgou o resultado da 44ª edição do evento. A aluna do 9° ano, da escola estadual 9 de Julho, em Água Boa, Gabriela Cristina da Silva, 14 anos, depois de ganhar a etapa Escolar, realizada em março, é a grande campeã estadual.
O segundo lugar foi conquistado por Aline de Souza Brito Alves, 13 anos, do 9º ano, da escola estadual João M. Sobrinho, do município de Nova Olímpia, e o terceiro lugar ficou para Adriel Elias Padovani, 14 anos, do 9º ano, da escola estadual Padre Ezequiel Ramim, em Juína. Na etapa Nacional, a escola 9 de Julho também se destacou, recebendo Menção Honrosa, superando os estados do Pará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Amapá.
Os autores das três redações vencedoras vão receber os seguintes prêmios: 1º lugar, um tablet e certificado; 2º lugar, um smartphone e certificado; e 3º lugar, uma câmera fotográfica digital e certificado. Já as escolas, um computador (1ª colocada) e uma impressora multifuncional para as demais colocações.
O concurso, que teve como tema neste ano: “Escreva uma carta para descrever o mundo onde gostaria de crescer”, tem como objetivo desenvolver a habilidade de composição dos jovens em dar expansão à delicadeza de seu pensamento, despertar neles o gosto pela escrita de cartas e contribuir para o estreitamento dos laços de amizade internacionais, uma das missões essenciais da UPU.
Segundo o diretor da escola 9 de Julho, Waldiney Santana, uma equipe dos Correios irá comparecer à unidade escolar para realizar a entrega dos prêmios. “Parabenizamos os alunos pela conquista, e destacamos o emprenho dos professores que os orientaram e incentivaram a participar desta importante iniciativa que busca estimular o estudo e a produção de talentos literários nacionais”.