O Departamento de Vigilância Ambiental de Alta Floresta está desenvolvendo campanha de recolhimento de pneus velhos, que não tem mais utilização para o morador. O objetivo é retirar das ruas e da natureza este produto para evitar problemas ambientais e de saúde da população. De acordo com o coordenador da pasta, Claudiomiro Vieira, todo morador que tiver pneus que não estão sendo utilizados deverá procurar as borracharias ou bicicletarias próxima a residência e fazer a entrega.
A cada 30 dias, uma equipe do departamento fará a coleta. A Reciclanip (entidade sem fins lucrativos criadas pelos fabricantes de pneus) recebe o produto e envia para reciclagem. A campanha está sendo desenvolvida há cinco anos e, até o momento, já recolheu aproximadamente 270 mil pneus.
Claudiomiro alerta que o período para decomposição do material na natureza é de aproximadamente um milhão de anos e, quando queimado, a fumaça é altamente poluente. O pneu é ainda um propício criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.