Pelo menos três júris populares estão programados para ocorrerem em agosto, na comarca de Alta Floresta. Entre eles está o de Paulo Elias da Silva, 55 anos, acusado de ter matado, a golpes de faca, Onofre Pereira dos Santos, em 12 de janeiro de 2008, por volta das 19h, em uma fazenda localizada a aproximadamente 100 km de Alta Floresta. A sessão está marcada para o dia 31 de agosto. O crime, conforme descreve o processo, teria sido motivado por uma discussão. O júri do acusado já foi remarcado algumas vezes desde 2008. Na época, por exemplo, foram pelo menos duas alterações. Uma delas motivada pela concessão da liberdade provisória de Paulo. Não foi confirmado se o réu está aguardando o julgamento em liberdade.
Antes deste julgamento, Francenildo Vila Nova Santos, 24 anos, deve sentar no banco dos réus, dia 8 e é acusado por tentativa de homicídio contra José Reinaldo da Silva Araújo. Foi em maio de 2008, por volta das 19h50, em um bar no bairro Vila Nova. O réu teria desferido vários golpes de faca na vítima.
O outro júri programado é o de Alexandre Michel da Silva, no dia 22 de agosto. Não foi confirmado por qual crime ele é acusado. Conforme a pauta, ainda haverá júris populares em setembro. As sessões estão programadas para iniciarem a partir das 8h e a magistrada Milena Ramos deverá presidir as sessões.