A redução foi constatada de janeiro é comparada com as notificações feitas no mesmo mês do ano anterior. De acordo com o coordenador do departamento de Vigilância Ambiental do município, Claudiomiro Vieira, no mês passado foram comunicados dez casos suspeitos da doença e, em 2011, havia sido 56.
O município está em alerta contra a doença pois, segundo o coordenador, o índice de infestação do mosquito que transmite a doença está acima do limite estabelecido pelo Ministério da Saúde. Alta Floresta registra índice de 1,43% enquanto 1% é considerado nível aceitável; acima de 1% até 3,9% é a faixa de alerta e acima deste percentual é o índice grave.
Por estar na faixa de alerta, Vieira afirmou que o departamento está realizando uma campanha contra a dengue. Esta semana, os agentes de saúde visitaram 12 escolas do município repassando panfletos e orientações aos alunos. Durante os cinco dias de folia no município também serão repassados os panfletos as pessoas para que ajudem na prevenção da doença, como evitar acúmulo de água parada.