Começa amanhã o 1º fórum de erradicação do trabalho escravo infantil e proteção ao meio ambiente do Portal da Amazônia, que vai reunir lideranças da região, como Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Canaã, Colíder, entre outros, discutindo a problemática do trabalho infantil. O encontro é organizado pelo Ministério Público e Procuradoria Geral de Justiça em parceria com o Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região. Ás 20:30h, haverá uma palestra sobre trabalho infantil, com o procurador Geral de Justiça do Estado do Mato Grosso – Paulo Roberto J. do Prado
Embora um objetivo imediato seja o de afastar as crianças das piores formas de trabalho infantil, são necessárias outras intervenções que garantam às famílias alternativas de apoio sustentáveis e significativas o suficiente para evitar que as crianças voltem a situações de trabalho perigosas e abusivas.
Desenvolver políticas integradas para o combate ao trabalho infantil que levem a criança de volta para a escola; que promovam a geração de emprego e renda para sua família; que trabalhem a educação, a cultura e a cidadania, e que permitam o acompanhamento familiar, sob o controle permanente do “Conselho Tutelar é uma das metas das autoridades.