O Procon em Alta Floresta registrou, de janeiro a maio, 1.087 atendimentos. O levantamento aponta que 479 foram consultas, 305 resultaram em carta de investigação preliminar, 99 em abertura direta de reclamação e 104 orientações (quando não há relação de consumo).
De acordo com a coordenadora do órgão, Vaderleia Aparecida de Souza, os bancos foram os que mais receberam reclamações, 108 registros. Em seguida, a telefonia celular, 84 e fixa, 50. Quanto a avaliação das principais áreas reclamadas, os produtos ficaram com 361 registros, 233 reclamações foram de assuntos financeiros e os serviços essenciais com 204.
Os problemas mais reclamados como garantia, cobertura e abrangência totalizaram 183; cobrança abusiva (166) e cobrança indevida (101). “O consumidor que se sentir lesado ou que identificar que o seu direito não foi respeitado, pode procurar o Procon. Nossa estrutura está a disposição para garantir que o Código de Defesa do Consumidor seja respeitado”, disse Vanderleia, por meio de assessoria.