A prefeitura tomou posse hoje, amparada em decisão judicial, de uma área de 76.214,59 metros quadrados, que há aproximadamente seis anos era ocupada pela UNIFLOR (União das Faculdades de Alta Floresta). O mérito do processo havia sido julgado em favor da prefeitura há pelo menos dois anos, porém, a reintegração de posse foi concedida na última segunda-feira. Um estudo realizado pela secretaria Municipal de Meio Ambiente, durante uma semana apontou a necessidade de recuperação da área degradada, sobretudo das três nascentes identificadas, e foi anexado ao processo judicial.
A área, conforme consta nas placas afixadas para identificar que é de propriedade do município, será destinada à recuperação ambiental. O projeto de recuperação que, inclusive, já está pronto, será executado através do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Ela confronta com as ruas dos Atletas, Cerejeira e H-3, é formada por dois terrenos, um com 16 mil metros quadrados e outro com mais de 60 mil metros quadrados, totalizando aproximadamente 3,5 alqueires.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Irene Duarte, que esteve acompanhando a reintegração de posse juntamente com o secretário de Infra-Estrutura, Valdemir Lino, o projeto de recuperação será colocado em prática nos próximos dias.
Também será intensificada a limpeza e a fiscalização, principalmente para evitar que lixos sejam depositados na área.