O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Perri, se reuniu hoje, com os juízes da região de Alta Floresta para ouvir quais são as dificuldades e também para conhecer as boas práticas das comarcas. A reunião foi realizada no Plenário do Tribunal do Júri e envolveu também juízes das comarcas próximas. Os magistrados aproveitaram a oportunidade para discutir sobre segurança, servidores, estrutura dos fóruns e servidores.
O desembargador ressaltou algumas ações já adotadas para melhorar a estrutura das comarcas. Ele lembrou que está em andamento um concurso para 12 novos magistrados, com a estimativa de chamar um número maior. Até setembro todas as fases devem ter terminado. Outro ponto ressaltado é o concurso para contratação de 250 novos servidores, sendo 30 analistas e 220 técnicos. A mão de obra será utilizada para abastecer as comarcas e sanar o déficit de servidores, principalmente no interior do Estado. O magistrado também ressaltou a implantação do Apolo Eletrônico nas comarcas mais distantes.
“Nós temos um recurso limitado, mas isso é um problema difícil que estamos procurando vencer. Hoje temos que pensar no Judiciário que queremos para os anos vindouros. Como faremos para melhorar a entrega da prestação jurisdicional aos jurisdicionados”, ressaltou Perri.
Neste momento tem audiência pública na Câmara Municipal para conhecer as necessidades das comarcas da região. A reunião dará oportunidade de planejar o futuro para a justiça estadual em conjunto com advogados, comunidade, juízes e servidores por meio das sugestões, dúvidas e críticas apresentadas.
Amanhã, às 14h, Perri comandará audiência pública em Sinop, no plenário do tribunal do júri.