A Secretaria municipal de Obras, em parceria com um produtor local doando o material necessário, está realizando o levantamento de aterros e a substituição de pontes de madeira por bueiros de concreto, na região da 3ª Leste, na zona rural. Ao todo, serão 20 quilômetros de estradas recuperadas e 14 bueiros de concreto construídos.
Além dessa linha, outras regiões também tiveram intensificados os trabalhos de recuperação de pontes, estradas, cascalhamento e substituição de pontes de madeira. O secretário Luiz Carlos de Queiroz ressaltou que as estradas do interior de Alta Floresta receberam manutenção em várias localidades. “A 3ª Leste receberá também duas pontes de bate-estaca, uma com 18 metros de comprimento e outra com 12”, disse ao ressaltar que o prefeito Asiel Bezerra está buscando recursos e parcerias para atender a todas as linhas.
No primeiro trimestre deste ano, o município foi bastante castigado pelas chuvas. A MT-325, que dá acesso ao porto onde é feita extração de areia, ficou intransitável por muitos dias. Com os problemas para o transporte, o preço do metro de areia passou de R$ 50 para R$ 100, pois faltou o produto no mercado para abastecer a construção civil.
Das três balsas que operam no rio Teles Pires (Porto de Areia, Vaca Branca e Quarta Leste) apenas uma ficou funcionando por um período. As outras tiveram que parar devido as dificuldades para aportar no barranco. Outro problema apontado pela Defesa Civil é que cerca de 650 alunos ficaram sem aulas por falta de condições do transporte escolar.