O poder executivo em Alta Floresta iniciou os trâmites para a aquisição de máquinas e implementos à secretaria municipal de Agricultura e Pecuária, visando fortalecer programas assistenciais voltados à agricultura familiar e com abrangência em mais de 10 comunidade rurais. A sessão pública inicial, referente ao registro de preços, está prevista para dia 14.
Serão investidos R$ 1,2 milhão em maquinários como uma recolhedora de café, trator, grade aradora, distribuidor de calcário e adubo, carreta forrageira agrícola, colhedora de forragem (ensiladeira), plantadeira hidráulica e arado subsolador. A gestão prevê que a ampliação dos serviços de amparo técnico trarão benefícios como a redução de custos, otimização da mão de obra, ampliação da área cultivada, aumento da produtividade e melhoria da qualidade dos produtos agrícolas.
“A recolhedora de café otimiza a colheita, reduzindo perdas e melhorando a qualidade dos grãos. O trator amplia a capacidade operacional, tornando o manejo da lavoura mais rápido e eficiente. Já a grade aradora melhora a preparação do solo, promovendo melhores condições para o plantio e o desenvolvimento das culturas”, ainda avaliou o poder público, através do documento oficial.
Atualmente, a agropecuária e agricultura familiar, além de comporem as principais bases da economia local, são vitais para a segurança alimentar (respondendo por 80% das propriedades rurais e 50% da produção municipal, onde destacam-se o milho, mandioca, fruticultura, olericultura e criação animal).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.