As ações desenvolvidas pelo projeto “Olhos D’Água da Amazônia” fizeram com que o município concorresse ao Prêmio ANA deste ano, no qual serão premiadas boas práticas voltadas à sustentabilidade e uso racional da água. O chefe de gabinete da Agência Nacional de Águas (ANA), Horácio Figueiredo, esteve no município, esta semana, para conhecer de perto o projeto. Na categoria Governo, a que Alta Floresta concorre, foram inscritos 84 projetos.
O município já é semifinalista, ou seja, está entre os cinco melhores. Todos os projetos pré-selecionados estão sendo visitados e serão escolhidos três no próximo dia 3 de novembro.
Em dezembro, em Brasília (DF), será divulgado o grande vencedor. “Vi aqui uma experiência muito positiva. Alta Floresta era a entrada para o desmatamento, era uma referência ruim para o Ministério de Meio Ambiente. O município sempre estava nas páginas policiais, quando o assunto era desmatamento. Hoje vejo uma realidade totalmente diferente. O número de queimadas caiu consideravelmente. Foi uma mudança rápida, em menos de cinco anos. Fiquei bastante impressionado”, relatou Figueiredo.
O Prêmio ANA existe desde 2006. Em 2014 serão sete categorias: empresas, ensino, governo, ONG, pesquisa e inovação tecnológica e organismos de bacia. Ao todo foram inscritos 452 projetos. Neste ano, a premiação traz uma grande novidade para os vencedores de cada uma das sete categorias. Além de receberem o troféu, ganharão uma viagem com despesas pagas para o maior evento do planeta, sobre recursos hídricos, o Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 12 a 17 de abril de 2015 em duas cidades da Coreia do Sul: Daegu e Gyeongbuk. Durante o evento, os vencedores apresentarão seus trabalhos no Pavilhão Brasil, estande do país no fórum.