Hoje é aniversário de Alta Floresta, um dos maiores município da região Norte de Mato Grosso, com cerca de 70 mil habitantes, localizada a 800 quilômetros da capital. São 38 anos de emancipação político-administrativa. O município surgiu com vocação agrícola em seus primeiros anos, depois esse setor foi sobrepujado pela febre do ouro, nos anos 80, e, atualmente, está retomando o caminho do desenvolvimento agropecuário.
A pecuária ainda é a principal fonte econômica com um rebanho de 828 mil cabeças de gado de corte, de acordo com números do IBGE, e uma bacia leiteira de 34 mil vacas, sendo 10.844 de ordenha mecânica e as demais ordenhadas manualmente, oferecendo uma produção em torno de 50 mil litros de leite/dia.
Também a piscicultura ganha espaço com a produção de 890 toneladas de peixe, distribuídos entre tambaquis, pintados amazônico e tambatingas.
Com vários cursos universitários e prestes a receber o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o município também é polo do ecoturismo com sua rica flora e fauna com cerca de 700 espécies de aves catalogadas, contando com rios e pousadas de paisagem e vegetação exuberantes.