Alta Floresta está fortalecendo práticas para melhorar a arborização da cidade e plantar espécies em locais estratégicos. O primeiro passo será qualificar as pessoas para cuidar do que já está plantado. Na próxima 2ª feira, na Unemat, começa o curso de arborização urbana com condução e poda e os participantes também serão informados das mudanças no novo código de arborização municipal.
A secretária de Meio Ambiente, Irene Duarte, o código estabeleceu, por exemplo, critérios para o plantio de mudas em calçadas comerciais e residenciais e a secretaria tem um estudo indicando quais árvores são adequadas para cada tipo de solo. "Este estudo nos auxilia na escolha de quais espécies serão mais apropriadas para cada tipo de terreno e, durante o curso, este assunto será abordado. Já observamos que o Oiti, Ipê, Pata-de-vaca são espécies que se adequaram", disse, referindo-se ao município.
Caso o plantio e poda sejam realizados de forma inadequada ou incorreta, pode acarretar vários transtornos como mau desenvolvimento das plantas e estragos na rede elétrica. "Queremos ver nossa cidade bonita e, para isso, precisamos plantar árvores que se adequem às características de Alta Floresta".
O curso é gratuito e vai durar 4 dias.