Órgão de Defesa do Consumidor (Procon) de Alta Floresta atendeu 1.790 pessoas no ano passado. Desse total, 523 das reclamações (30,21%) estão relacionadas com assuntos financeiros. De acordo com dados do Sistema Nacional do Consumidor, na sequência aparecem no ranking os serviços essenciais com 371 registros (21,43%), telecomunicações com 369 registros (21,26%).
No setor de produtos foram 332 atendimentos (19,18%), seguido por serviços privados 118 (6,82%), saúde 13 (0,75%), habitação 5 (0,29%). Entre os problemas mais demandados, 13,81% estão a telefonia celular com cobrança indevida, abusiva, valor, reajuste, contrato, orçamento, rescisão, alteração unilateral e vício de qualidade.
Com 12,94%, a energia elétrica fechou em segundo apresentando problemas com cobrança indevida, abusiva, valor, reajuste, contrato, orçamento, vício de qualidade, serviço não fornecido e recusa injustificada em prestar serviço.
A água e esgoto é terceiro assunto mais demando com 8,15%. Entre os problemas apontados pelos consumidores estão cobranças indevidas, abusivas, dúvida sobre cobrança, valor, reajuste, contrato entre outros.
Em Mato Grosso, os homens são os que mais procuraram o Procon para pedir providências representando 50,11% do total de atendimentos feitos. A faixa etária dos consumidores varia de 31 a 40 anos.