O Órgão de Defesa do Consumidor de Alta Floresta registrou, de janeiro até agora, 1,224 atendimentos. Desse total, 31,46% estão relacionados com reclamações e denúncias feitas por consumidores insatisfeitos com os assuntos financeiros. De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o setor de telecomunicações e vice-líder do ranking com 23,4% das reclamações. Na sequência, aparecem os serviços essenciais (22,89%), produtos (14.69%), serviços privados (6,4%), saúde (1,02%) e habitação (0,17%).
Só Notícias constatou ainda que a telefonia celular está entre os assuntos mais demandados com 194 (16,57%) denúncias e reclamações com cobrança indevida, abusiva, valor, reajuste, contrato, cancelamento de serviço, demora no atendimento, não envio do comprovante e vício de qualidade.
Os problemas com água e esgoto aparecem em segundo, com 129 (11,02%) clientes insatisfeitos com cobrança indevida, abusiva, dúvidas sobres valores, reajuste, contrato, orçamento, recusa injustificada em prestar serviço entre outros.
Já o terceiro assunto mais demandado é energia elétrica. São 129 (11,02%) consumidores que procuraram o Procon para reclamar da qualidade do atendimento, atendente despreparado, problemas com a transferência da chamada, veiculação de mensagem publicitária, recusa injustificada em prestar serviço, retenção, demora, não envio do comprovante.
Em Alta Floresta, até agora, os homens (51,23%) com idade de 51 a 60 anos são os que mais recorreram ao Procon para resolver seus problemas.