A Quinta Vara da Comarca submete Hortêncio Rodrigues de Aquino a júri popular, no próximo dia 27, no Fórum local, sob acusação do Ministério Público Estadual de envolvimento na morte, facadas, de um homem (não identificado nos autos). O crime aconteceu dia 19 de novembro de 1998, em um bar, na localidade denominada Pista do Cabeça. Há outro réu que também responde pelo crime, em ação desmembrada.
O MPE destacou nos autos que “a vítima passou a provocar os presentes, pois estava embriagada, empurrava cadeiras e quebrava garrafas até que sacou uma faca e tentou golpear um cliente que fugiu. Após, golpeou com uma faca o tórax do acusado Hortêncio”. Consta que o outro acusado deu um golpe de taco de sinuca na vítima que caiu.
Conforme o processo, Hortêncio então teria usado um taco de sinuca passou a agredir a vítima já caída e o outro réu pegou uma faca no bar e passou a esfaquear o tórax, que acabou falecendo.
Em alegações finais, a defesa discordou “dos termos da denúncia por não retratarem a realidade dos fatos e reserva-se no direito de demonstrar sua tese defensiva perante o Plenário do Tribunal do Júri da Comarca”.