A união de 23 instituições com o poder público municipal resultou na elaboração de um dos maiores projetos de combate as drogas lícitas e ilícitas do município. O lançamento foi hoje na Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior. Vão ser feitas ações de prevenção, recuperação as drogas lícitas e ilícitas, nas escolas públicas e privadas do município, além de sensibilização.
A criação desse projeto teve como motivação o crescimento do número de jovens em contato cada vez mais prematuro com as drogas prejudicando, inclusive, o aprendizado e a formação do indivíduo, afetando famílias e a sociedade. O projeto prevê enfrentamento com ações constantes e será voltado exclusivamente para estudantes de nível fundamental e médio com atenção também voltada para os pais e familiares de estudantes.
Sensibilizar os estudantes quanto às causas e os efeitos, sem perder o foco da prevenção e da recuperação, como o objetivo de diminuir os efeitos mostrando fatos sobre problemas de saúde e sociais, além da prática de atos infracionais e crimes motivados pelo uso incondicional de drogas, também contextualizarão as palestras.
Nas escolas haverá palestras com temas direcionados para a prevenção do uso de drogas, efeitos do uso do tabaco e da bebida alcoólica. Serão exibidos vídeos sobre os efeitos do uso da droga e também haverá depoimentos de ex-usuários.
Somente na escola Jaime Veríssimo de Campos Júnior o projeto deverá atingir 26 turmas, o que representa mais de 900 alunos. A previsão é concluir os trabalhos em novembro. Para encerrar as atividades, cada escola fará um seminário, onde será apresentado o levantamento que os próprios alunos farão na escola sobre as drogas. Quinze mil panfletos e quinze mil formulários foram confeccionados pela Secretaria Municipal de Saúde.