PUBLICIDADE

Almirante avalia em Sinop área construir capitania dos portos

PUBLICIDADE

O comandante do 6º Distrito Naval, da Marinha do Brasil, contra-almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira, está em Sinop para conhecer a área onde será construída a Agência da Capitania dos Portos e também levar informações do município e dos rios da região. Sávio disse, ao Só Notícias, que ainda não há data para o início das obras de implantação da agência e da vila militar (próximo ao aeroporto). Ele conheceu uma delas, nas proximidades do parque florestal. “Várias proposta de implantação da agência em Sinop já foram enviadas para a Marinha e estamos animados, porém, eu preciso levar daqui algumas certezas, mas tudo depende de recursos. Se houver contra-propostas positivas da prefeitura quanto a construção da agência e das residências onde os oficiais irão morar eu já levo essa novidade para a Marinha”, disse o almirante. Ainda não há um valor de quanto será necessário investir nestas obras.

De acordo com o almirante, a Marinha disponibilizará o pessoal e os equipamentos. Serão cerca de 10 oficiais em Sinop, sendo 6 praças e 3 marinheiros. Ao todo serão necessárias 5 embarcações, lanchas, e 3 viaturas tipo jeep ou pick up, para conduzir as embarcações pelo meio rodoviário.

A Marinha é responsável eplo ordenamento do tráfego aquaviário no Brasil e também de fiscalizar qualquer embarcação que trafegue nos mares e rios do país. A agência em Sinop será responsável pela sinalização náutica do Teles Pires, por meio de balizamento e da cartografia, que uma orientação de qual é o melhor canal para se navegar, além da capitania que faz a checagem se o condutor está habilitado e se as embarcações estão registradas. A capitania forma profissionais como garçons, marinheiro de convés e maquinistas.

Sávio disse também que a maior importância da agencia é facilitar a aproximação da população com a Marinha e também todo tipo de legalização. “Já existe uma decisão de colocar uma agencia aqui, pois existe um entendimento de que o rio Teles Pires é importante, bem como a futura hidrovia Teles Pires-Tapajós”, finalizou Domingos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE