Agentes penitenciários realizarão uma paralisação de 48 horas nos dias 28 e 29 deste mês. A decisão foi tomada em assembleia que discutiu o cronograma apresentado pelo Estado para a realização do concurso público para a categoria. A proposta foi rejeitada pelos servidores que solicitam a publicação do edital em um prazo de 60 dias.
O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT) explica que a categoria cobra a realização o mais rápido possível, pois os servidores aprovados na seleção de 2009 já conseguiram o direito a licença-prêmio e a partir de então a situação ficará mais complicada no que diz respeito a segurança e excesso de trabalho. “Já temos um déficit e com essas saídas, aumentará”, pontua o presidente do sindicato, João Batista Pereira de Souza.
O sindicalista lembra que em 2015 foi firmado um acordo e a categoria esperava a divulgação do certame ainda para o final do ano, só que isso não aconteceu. Contudo, ressaltou que está sendo dado um voto de confiança para a gestão estadual. “O que nos apresentaram foi rejeitado, mas esperamos que possamos reverter a situação”.
Souza informa que um documento com outros apontamentos, com relação às viaturas e necessidade de compra de equipamentos, será apresentado em breve ao secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado.
Uma nova assembleia está marcada para o dia 3 de março para que a categoria decida as novas diretrizes do movimento.