Os alunos do programa Agente Jovem de Nova Mutum, desenvolvido através de parceria entre Governo Federal, Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e FUMESUNM encerraram hoje a primeira etapa do programa, compreendida pela parte teórica. Na terça-feira (1º) os 25 adolescentes seguem para estágio em empresas da cidade que estabeleceram parceria, dando oportunidade para que os mesmos adquiram experiência.
A capacitação teórica consistiu em aulas com psicólogo, enfermeiro, assistente social e nutricionista, aulas de violão, teatro, canto, atividades físicas, assim como noções de administração e aulas de informática através de parceria com a FUMESUNM – Fundação Municipal de Ensino Superior de Nova Mutum. Nas empresas, eles vão aprender as rotinas do dia a dia de trabalho, principalmente no que diz respeito a práticas administrativas.
“Os agentes vão ter agora o primeiro contato com o mercado de trabalho e vão colocar em prática um pouco do que aprenderam até agora”, explicou a coordenadora do Programa, Alessandra Salesse. Nesse período eles continuam recebendo uma bolsa mensal de R$ 65,00 e freqüentando as aulas de informática. “Nossa expectativa é de que os adolescentes sejam contratados pelas empresas no final do estágio”, disse a primeira dama de secretária de Ação e Promoção Social, Marinês Pivetta.
Uma confraternização na sede social da APUB na manhã de hoje, marcou o início da nova etapa. Na última semana os agentes também participaram de um ciclo de palestra sobre profissões. Profissionais de diferentes segmentos expuseram as características de atividades que desempenham. O objetivo foi orientar os jovens sobre as inúmeras alternativas de formação acadêmica que existem e a importância do estudo nesse contexto.
O programa Agente Jovem, implantado em março de 2001, através de parceria entre Prefeitura Municipal e Governo Federal, atendendo jovens com idade entre 15 e 17 anos.