Agentes da secretaria de Estado de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e da prefeitura de Barra do Garças (515 quilômetros de Cuiabá) atuam de forma preventiva contra queimadas no Parque Estadual Serra Azul e APA Pé da Serra Azul. Uma brigada realiza o monitoramento de câmeras e avistamento dos focos no mirante do Cristo.
O parque é uma Unidade de Conservação Estadual com 11 mil hectares, vem intensificando o monitoramento preventivo devido aos incêndios florestais que acometeram o local nos últimos anos. Assim como a Área de Preservação Ambiental Pé da Serra Azul, de 7 mil hectares, que faz encosta com diversos bairros e propriedades rurais da cidade.
A gerente regional do parque, Cristiane Schnepfleitner, destaca o trabalho da brigada que atua na APA e é custeada pela prefeitura de Barra do Garças. Ela considera que esta união entre estado e município é exitosa e deve ser mantida durante todo o ano. “O Parque Estadual representa um pilar da conservação ambiental e do turismo em toda a região do Vale do Araguaia, tendo atrativos públicos incríveis e é papel de todos preservá-lo”, diz.
O planejamento estratégico operacional preventivo vem resultado em uma redução dos números de focos em relação ao ano passado. “O apoio da população está sendo fundamental para a manutenção da cidade com baixo índice de fumaça, oriunda dos focos urbanos e rurais”, aponta o Comandante dos bombeiros e apitão Kunze.
O uso da tecnologia contribuí para o sucesso das ações, incluindo drones utilizados no sobrevoo de setores rurais e urbanos e câmeras com zoom que monitoram focos ainda no início. A presença humana, da Brigada de Incêndio do Projeto PrevQueimadas, formado por Termo de Cooperação Técnica, atua diretamente in loco, percorrendo os setores de risco e realizando educação ambiental junto à comunidade.