Começa daqui a pouco, na Câmara de Sinop, a reunião para formação da ‘agenda 21’. O conceito da agenda foi formulado pelo Conselho Internacional para iniciativas ambientais locais. Dentre os objetivos, estão os trabalhos de desenvolvimento econômico, social, ambiental, entre outros.
A formação da agenda é um processo que envolve vários setores, que programam ações que contemplem o desenvolvimento sustentável. Vários grupos de serviços e outras associações organizadas devem participar do encontro. A Agenda 21 estabelece que os município devem desenvolver medidas para melhorar a qualidade de vida, tanto para as gerações atuais quanto para as futuras.
Este acordo engloba temas variados. A preservação das florestas, o desenvolvimento de substitutos para as substâncias que destroem a camada de ozônio (como o CFC), o estudo para descobrir novas fontes de energia renováveis e combustíveis alternativos, a proibição da pesca predatória e a diminuição do lixo produzido são alguns dos compromissos à nível mundial.