O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participa, hoje, em Cuiabá, na FATEC/Senai,do workshop ‘Agro: Tecnologias e Aplicações Espaciais’, realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com pesquisadores, estudantes, técnicos, universidades, entidades do agronegócio e produtores abordando inovações com as tecnologias espaciais no campo.
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira, explica que a ideia é inspirar soluções inovadoras para os problemas enfrentados no setor do agro, e viabilizar, a partir da utilização de tecnologias espaciais, um aprimoramento das práticas agrícolas e ao desenvolvimento do setor de forma sustentável. Além de mostrar os benefícios advindos dessas tecnologias e de suas aplicações a diferentes camadas da sociedade.
Recentemente, a secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação reuniu representantes de diferentes segmentos na sede do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). Com o tema “Sensoriamento Remoto e Agronegócio”, o intercâmbio contou com a participação das principais “cabeças pensantes” do país em tecnologia espacial e representantes do agronegócio, além de professores e pesquisadores dedicados à busca de soluções para tornar ainda mais eficiente o agro mato-grossense.